1. Diferentemente da egípcia, a escultura grega não tinha função religiosa e se desenvolveu livre de regras rígidas. Qual foi a importante evolução na escultura representada pela obra Efebo de Critios?
O Efebo de Crítios (c. 480 a.C.) marca a ruptura com a rigidez arcaica e o surgimento de uma representação mais natural do corpo humano.
Introduz o contrapposto: posição em que o peso do corpo se apoia em uma perna, deixando a outra relaxada, criando um movimento mais realista.
Mostra preocupação com proporções naturais, musculatura e equilíbrio.
Essa obra representa a passagem do estilo arcaico para o clássico, inaugurando uma fase de maior realismo e dinamismo na escultura grega.
2. Hoje em dia, a idéia que temos dos templos difere da dos gregos. Qual era, para eles, a função dos templos?
Diferente da ideia moderna de “local de reunião de fiéis”, para os gregos o templo não era destinado ao culto coletivo.
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Sua função era abrigar a estátua da divindade.
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Servia como casa do deus e como espaço para rituais e oferendas.
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Os fiéis cultuavam e realizavam procissões do lado de fora, nunca no interior como fazemos em igrejas hoje.
3. Cite algumas características que diferenciam a ordem dórica da ordem jônica.
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Ordem Dórica:
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Mais simples e robusta.
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Colunas sem base, apoiadas diretamente no chão.
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Capitéis (topo da coluna) simples, arredondados.
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Aspecto pesado e austero.
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Ordem Jônica:
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Mais delicada e elegante.
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Colunas com base.
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Capitéis decorados com volutas (espirais).
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Aspecto mais leve e refinado.
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4. Além da inversão no esquema de cores, a pintura "A despedida do guerreiro" apresenta uma inovação. Descreva-a e explique o porquê de sua importância.
Além da inversão das cores tradicionais (figuras claras sobre fundo escuro), essa obra apresenta a representação do movimento.
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O artista conseguiu mostrar a cena de despedida de forma narrativa, expressando emoção e dinamismo.
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Essa inovação é importante porque mostra o avanço da pintura grega em direção a uma arte mais expressiva e realista, não apenas decorativa.
5. Qual foi a grande mudança trazida pela escultura do período helenístico?
No período helenístico (a partir de 323 a.C., após a morte de Alexandre, o Grande):
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A escultura ganha dramatismo, emoção e movimento intenso.
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Representa não apenas deuses e heróis, mas também pessoas comuns, idosos, crianças, corpos em sofrimento.
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Busca maior realismo e teatralidade, explorando gestos e expressões fortes.
Exemplos:
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Laocoonte e seus filhos (expressão de dor e luta).
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Vitória de Samotrácia (movimento e dinamismo do vento nas roupas).
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Vênus de Milo (beleza idealizada, mas com maior naturalidade).


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