Filosofia: Preocupação Com o Conhecimento

1. Como sabemos que os pré-socráticos se preocupavam com o conhecimento?

Porque eles foram os primeiros a romper com explicações míticas e buscar explicações racionais e universais para o mundo. Procuravam o arché (princípio de tudo), tentando compreender a natureza através de causas racionais (água para Tales, ar para Anaxímenes, apeíron para Anaximandro etc.). Ao propor essas explicações, mostraram que estavam preocupados não apenas com a realidade em si, mas com a forma de conhecê-la e explicá-la.

2. Qual a mudança de perspectiva na teoria do conhecimento quando comparamos gregos e modernos?

  • Gregos antigos:

    • A questão central era o ser e o cosmos.

    • Conhecer era participar da ordem racional do universo (logos).

    • Filosofia preocupada com a verdade como correspondência à realidade.

  • Modernos (século XVII em diante):

    • A questão central passa a ser o sujeito e suas condições de conhecer.

    • Surge a epistemologia: “Como conhecemos?”

    • Busca de método seguro (Descartes) e crítica das ilusões (Bacon).

    • A ênfase muda do “ser” para o ato de conhecer.

Os gregos buscavam a ordem do mundo; modernos investigam a segurança do conhecimento no sujeito.

3. Onde Bacon localizava o erro? E Descartes?

Francis Bacon:

  • O erro está nos ídolos da mente: preconceitos, hábitos, tradições e ilusões que distorcem a percepção.
  • Para superá-los, propõe o método indutivo baseado na observação e experimentação.

René Descartes:

  • O erro está na precipitação e na falta de método claro.
  • Propõe a dúvida metódica e as “regras do método” (clareza, distinção, análise, síntese) para alcançar a verdade com certeza.

4. Qual a diferença entre Locke e Descartes?

  • Descartes (racionalista):

    • Defendia que existem ideias inatas (já presentes na mente, como noção de Deus, número, infinito).

    • O conhecimento nasce da razão e das evidências claras e distintas.

  • Locke (empirista):

    • Negava ideias inatas. A mente é como uma “tábula rasa” (folha em branco).

    • Todo conhecimento vem da experiência (sensação + reflexão).

 Diferença fundamental: Descartes = razão inata; Locke = experiência sensível.

5. Explique os sentidos psicológico, ético, político e filosófico da noção de consciência e descreva o que é consciência reflexiva.

  • Psicológico: estado de estar desperto, perceber a si e ao ambiente (consciência da realidade).

  • Ético: capacidade de distinguir o bem e o mal, agir segundo a responsabilidade moral (consciência moral).

  • Político: consciência de direitos, deveres, cidadania e participação social.

  • Filosófico: reflexão sobre si mesmo, sobre a própria existência e pensamento.

Consciência reflexiva: é quando o sujeito volta-se sobre si mesmo, reconhece-se como quem pensa, sente e age.

  • Exemplo: não só perceber que estou triste, mas perceber que sei que estou triste.

  • É a base da filosofia e da liberdade, porque me permite analisar meus próprios pensamentos e atos.

6. Aponte a diferença entre as concepções do conhecimento dos gregos e dos modernos. 

  • Gregos (Antiguidade):

    • A filosofia buscava o ser e a ordem do cosmos.

    • O conhecimento era visto como contemplação da realidade e participação no logos (razão universal).

    • O centro estava no objeto: compreender o mundo tal como ele é.

  • Modernos (séculos XVI–XVII em diante):

    • A questão passa a ser: “como conhecemos?”

    • Surge a epistemologia: busca de métodos seguros (Descartes, Bacon, Kant).

    • O centro está no sujeito: investigar as condições da mente para produzir conhecimento válido.

 Diferença-chave: gregos = foco no mundo/ser; modernos = foco no sujeito/ato de conhecer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário