1. Explique o porquê do nome "românico", que designa as obras arquitetônicas do fim dos séculos XI e XII, na Europa.
O termo românico vem do fato de que a arquitetura dos séculos XI e XII, na Europa, retomou muitos elementos da arquitetura romana antiga (como o uso do arco de volta perfeita, abóbadas e paredes maciças).
Ou seja, é chamada de “românica” porque se inspirava no estilo romano, adaptando-o às necessidades religiosas da Idade Média.
2. Aponte as principais características da arquitetura românica.
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Igrejas e mosteiros maciços e pesados, com aspecto de fortaleza.
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Arco de volta perfeita (semicircular).
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Paredes grossas e poucas janelas (interior escuro).
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Planta em forma de cruz latina.
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Torres e elementos verticais, mas sem a leveza que só viria depois com o gótico.
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Forte função defensiva, refletindo o clima de insegurança da época.
3. Por que, naquela época, a pintura e a escultura eram tão importantes como meio de transmissão dos valores religiosos e das narrativas bíblicas?
Na Idade Média, grande parte da população era analfabeta. Assim:
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A pintura e a escultura funcionavam como “Bíblia ilustrada”, ensinando passagens religiosas e valores cristãos de forma acessível.
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Decoravam igrejas e mosteiros para reforçar a fé e a obediência aos dogmas.
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Tinham função didática, simbólica e espiritual, não apenas estética.
4. A pintura românica expressou-se principalmente na forma de murais. O que, na arte românica, favoreceu isso?
A pintura românica se expressou principalmente em afrescos e murais porque:
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As igrejas tinham paredes grandes e pesadas, perfeitas para receber pintura direta.
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O espaço interno era escuro e austero, e os murais traziam cor, narrativas e religiosidade ao ambiente.
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Os murais eram duradouros e alcançavam todos os fiéis que entravam nos templos.
5. "Podemos concluir que o fato de a pintura românica ter como características a deformação e o colorismo indica uma deficiência técnica dos artistas da época." Essa afirmação está correta ou incorreta? Justifique sua resposta.
A afirmação está incorreta.
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As deformações (figuras alongadas, desproporcionais) e o uso de cores intensas não eram falta de técnica, mas intenção simbólica.
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A arte românica não buscava realismo, mas transmitir mensagens religiosas claras e destacar a dimensão espiritual, não a terrena.
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As cores fortes e as formas estilizadas tinham a função de impactar e ensinar, e não de imitar a realidade.

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